Programa de Qualidade da PPPG
Periódicos UFMA
UFMA - SIGPRH
CAPES
periodicos
FAPEMA
CNPQ

SITES DE PÓS-GRADUAÇÃO

Diretoria de Centro/CCAA
Diretoria de Centro/CCBS
Diretoria de Centro/CCET
Diretoria de Centro/CCH
Diretoria de Centro/CCSO
Campus Imperatriz


Você está em: » Inicio » Pós-Graduação

Pós-Graduação

Atualmente a UFMA possui 33 programas stricto sensu, sendo 27 programas da própria instituição e 6 programas em rede, nos quais a UFMA também participa como certificadora. A Tabela 1 apresenta a distribuição dos programas e cursos ofertados em todoestado do Maranhão.

Fonte: site CAPES; (M: Mestrado Acadêmico; D: Doutorado; F: Mestrado Profisisonal)

 

O quantitativo de cursos é bastante representativo quando se observa a oferta de mestrados e doutorados por áreas de conhecimento. São 40 cursos ofertados, sendo 12 cursos nas áreas de Ciências Sociais e Humanas, 13 na área da Saúde e Biológicas, 14 na área de Ciências Exatas e 1 na área de Ciências Agrárias. Os cursos ofertados são: 25 Mestrados Acadêmicos (Políticas Públicas, Ciências Sociais, Saúde Coletiva, Engenharia de Eletricidade, Física, Odontologia, Ciências da Saúde, Educação, Química, Saúde e Ambiente, Saúde do Adulto e da Criança, Biodiversidade e Conservação, Cultura e Sociedade, Matemática, Ciência da Computação, Desenvolvimento Socioeconômico, História, Enfermagem, Psicologia, Ciência Animal, Direito e Instituições do Sistema de Justiça, Design, Ciência dos Materiais, Letras, Ensino de Ciências e Matemática, que será ofertado a partir de 2015), 2 Mestrados Profissionais (em Energia e Ambiente e Gestão do Ensino da Educação Básica), 4 Mestrados Profissionais em Rede (Rede de Nordeste de Formação em Saúde Pública - RENASF, Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Mestrado Profissional de Artes em Rede Nacional – PROF-ARTES e Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNEPF) , 7 Doutorados da instituição (Políticas Públicas, Ciências Sociais, Saúde Coletiva, Engenharia de Eletricidade, Física, Odontologia, Ciências da Saúde e 2 Doutorados em Rede (Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO e Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal – BIONORTE). A Tabela abaixo apresenta o detalhamento dos cursos ofertados e os conceitos na CAPES.

 

 

As políticas de incentivo à pós-graduação na UFMA são responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e do Departamento de Pós-Graduação, DPG.  São atribuições do DPG o fortalecimento da pós-graduação, obtido por meio da capacitação de recursos humanos na UFMA, e a melhoria qualitativa e quantitativa dos cursos ofertados pela instituição. Em termos de capacitação funcional, os afastamentos seguem o Plano Institucional de Formação de Quadros Docentes – PLANFOR, sendo devidamente regulamentados e acompanhados na Divisão de Capacitação de Docentes, DCD. Também na DCD são acompanhadas e implementadas as bolsas de mestrado e doutorado concedidas pelos órgãos de fomento (CAPES, CNPq, FAPEMA). Os cursos de pós-graduação em nível stricto sensu e lato sensu e todos os seus parâmetros são acompanhados e regulamentados na Divisão de Cursos de Pós-Graduação, DCPG.

Editais
Eventos