Programa de Qualidade da PPPG
Periódicos UFMA
UFMA - SIGPRH
CAPES
periodicos
FAPEMA
CNPQ

SITES DE PÓS-GRADUAÇÃO

Diretoria de Centro/CCAA
Diretoria de Centro/CCBS
Diretoria de Centro/CCET
Diretoria de Centro/CCH
Diretoria de Centro/CCSO


Você está em: » Inicio » Notícias
17/09/2013 - 11:15:20 - Roseane Cardoso - Ascom UFMA Imperatriz

UFMA realiza aula inaugural do Mestrado em Ciência dos Materiais

Na ocasião o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação avaliou o crescimento da pós nos últimos anos

IMPERATRIZ - As Universidades Federais de todo o país têm aumentado nos últimos anos o número de cursos de Pós-Graduação stricto sensu. De acordo com os dados da CAPES, funcionam no país atualmente 3.507 programas de Mestrado e 1.820 de doutorado. A UFMA deu um salto de 12 programas de Mestrado e dois de Doutorado no ano de 2007 para os atuais 27 mestrados e 9 doutorados, em 2013.

No mês de março, a Capes aprovou o primeiro mestrado do campus de Imperatriz. O Programa em Ciência dos Materiais iniciou as atividades no campus Avançado UFMA, localizado próximo ao Bom Jesus, com aula inaugural realizada na segunda-feira (16).  O professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Estadual de Maringá, Antonio Medina Neto, ministrou uma palestra sobre técnicas de caracterização de materiais e parabenizou a UFMA pelo Programa. “É um grande marco para a pesquisa no Maranhão e no Brasil começar um curso de excelência como esse. Daqui a alguns anos poderá ser referência em Ciência dos Materiais no país”, aponta.

Na ocasião, o diretor do CCSST, Marcos Fábio Belo Matos, saudou os alunos e falou da importância do mestrado para a região. “É uma alegria inaugurar esse mestrado no campus Avançado. Vocês alunos fazem parte dessa história. Continuem buscando e pesquisando mais para contribuir com o desenvolvimento da região”.  O coordenador do Mestrado, Adenilson Santos, destacou que o mérito do Programa depende da dedicação de todos envolvidos, docentes e alunos.

Para o acadêmico Sérgio Alves de Azevedo, a aula inaugural foi importante para esclarecer um pouco mais sobre os programas da universidade. “A visita do Pró-reitor hoje nos ajudou a entender um pouco mais sobre a importância da pesquisa e o quanto devemos melhorar para elevar o nível do curso ao longo dos anos. Nosso mestrado vai contribuir para o desenvolvimento da região e do país, pois é uma área que está em constante desenvolvimento e precisa de profissionais capacitados, que é a área dos materiais”, destacou.

 

Programa de Qualidade

Durante as atividades, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UFMA, Fernando Carvalho Silva, fez um panorama da   Pós Graduação no país. O Nordeste, por exemplo, totaliza 898 programas stricto sensu, número ainda discrepante, em relação ao sudeste, que soma 2.644 cursos de mestrado e doutorado.

Entre 2007 e 2013 a UFMA titulou 37 doutores e 1040 mestres. No Maranhão, a Universidade Federal oferta 74 % da totalidade dos cursos de mestrado e 90% dos cursos de doutorado. O Pró-Reitor avalia que a Universidade está bem no contexto nacional, mas pondera que ainda é preciso melhorar “Nosso desafio é a qualidade total dentro da Universidade. Queremos os nossos pesquisadores publicando mais em revistas indexadas em bases internacionais e realizando projetos de alto impacto científico”, avalia.

 Para atingir os padrões de qualidade em nível nacional e internacional dos Programas ofertados pela instituição, assim como incentivar pesquisas e inovação de alto impacto científico a UFMA está implantando o Programa de Qualidade para a Pós-Graduação e Pesquisa, que será executado no período de 2013 a 2016 e é constituído por vários subprogramas. De acordo com o Pró-Reitor, espera-se que no primeiro triênio de avaliação (2013-2016), no mínimo 50% dos Programas da UFMA consigam elevar os seus conceitos CAPES.


Compartilhar
Editais
Eventos